Reagir não é Agir

Faz graça dizer nomes de Afrodite, Atena ou Hades pra contar da vida.

Faz prova de conduta gritar por São José ou para Nossa Senhora.

Faz mostra de equilíbrio evocar ensinamentos de Buda..

Mas falar dos meus Orixás negros do terreiro faz medo e preconceito. Já nascido enraizado nessa sua mente, mente acostumada à ouvir aqueles que mentem para controlar. afinal qual aquele que não teme o desconhecido? A resposta dita o ditado a dizer: é macumba! É pecado! É maldito, sem recuperação. É perdido e desacreditado. Do pau oco. Da mentira. Do lado torto.

E te falo, que falo a quem quiser ouvir, que não é não.

Eu moça esclarecida (não mais que a maioria mas o básico não me falta) nascida de cesariana pelo plano de saúde, branca, classe média, viajada, 25 anos, CLT, pós-graduanda, o ponto fora da curva nessa doutrina tão pisada e escorraçada de uma forma que eu nunca vou entender porque minha pele não permite. E se o pouco que permite já me faz pesar, imagino então aos meus irmãos que carregam na pele a dor de seus ancestrais que foram abusados e mortos pela ferocidade do vil metal.

Me faço dizer então conheça antes de ter uma opinião. Deixe que ela fale por si antes que você a saiba.
Leia a história antes de saber o final.
Apresente-se e deixe ser apresentado ao mundo que não conhece mas acusa de crimes que nem acredita de verdade serem possíveis.

Dê uma chance ao que esta atrás da porta antes de derrubá-la porque tem medo borrar as calças.

Comentários