"Paiz"

As crianças aprendem muito mais com a observação. Para felicidade ou infelicidade dos pais a melhor educação da criança, vem do exemplo.
 Nunca fui de pensar muito sobre meu exemplos, na verdade no começo eu me achava muito diferente dos meus. Eles eram tão cheios de personalidade, engraçados, muitos amigos, opiniões fortes, escolhas muito distintos dos outros, tão eles. Eu olhava e pensava "cara ainda bem que torcemos para o mesmo time, ou gostamos dos mesmos filmes. Porque sinceramente qual a conexão? Simplesmente não há..."
Sempre os observei tomar conta do mundo, sem prestar contas a quem fosse, a não ser que quisessem. Os observei engolir o mundo e cuspir fora o que não interessava. Os observei vencer a vida, perder para o destino e sempre se levantar. Os observei serem os melhores pais que poderiam ser, os observei me dar tudo o que tinham e não acreditarem ser o suficiente, por isso então se revoltarem contra esse mundo injusto, que não dava tudo o que tinha, para que eles pudessem me dar o que que quisessem.
Observei meu pais se erguerem. Os observei demolindo cidades, reconstruindo suas casas, me fazendo um lar.
Observei meus pais fazendo minha vida.
Lavando minhas más criações, limpando meu nariz enquanto eu enxugava minhas tristezas. Observei meus pais chorando por ausências de pessoas, de palavras, de sons, de si e de mim.
Observei meu pais sem meu irmão, que já se foi. Quem eu nunca vi, mas sempre esteve comigo de um jeito ou de outro, por mais estranho que pareça, a vida ficou mais fácil quando decidimos conviver com a ausência dele ao invés de ignorá-la e parei de repetir "sou filha única",  hoje falo talvez por comodismo, mas não por negação.
Observei meus pais cometendo ausências é verdade, mas muito mais os vi cometendo excessos. Excesso de zelo, excesso de amor, excesso de preocupação. E muitas vezes isso se torna o que não deveria ser, excessos afinal não são tão bons quanto gostaríamos.
Observei meus pais me dando o que tinham, com medo de que eu não fosse dura o bastante para o resto. Os observei fazendo melhor que ontem.
Observei meus pais sendo o que poderiam ser pra mim.
Observei meu pais tornando minha vida mais difícil ao tentar facilitá-la, e vice-versa.
Observei suas loucuras, seus descontroles, suas dúvidas. Aquilo que eles não dão a ninguém, bem eles puderam dar a mim. 
Essas observações tornaram-se a minha melhor herança. O melhor legado que vocês me deram pais.
Obrigada. Pois nessas tentativas frutíferas e infrutíferas de ajudar a me construir, vocês me deram a oportunidade de lhes observar, sem se dar conta é verdade,mas ainda bem pois se não, não teriam sido uma experiências tão genuínas. 
Vocês meus pais me deram a vida, me deram uma família, me deram esperança. Me ensinaram tudo. 
Se não sabiam o que, me diziam como. Vocês que são tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos, me fizeram o que sou. Me fizeram livre. E me ensinaram a valorizar essa liberdade.
Hoje, que me tornei um pouco mais velha, um pouco mais eu. Descobri que há muito de vocês em mim. Posso olhar ao meu redor e ver o quanto somos parecidos. Eu também tenho muitos amigos, e me orgulho deles. Faço coisas que normalmente os outros não fazem. Vejo coisas que os outros não veem. Tenho opinião firme. Tenho gosto. Tenho personalidade. Sou forte. E quando não a nada nem ninguém , me lembro que tenho a mim e isso me ajuda a ser alguém melhor.
Isso reconhecimento aconteceu gradativamente, como a maré tomando conta da praia. Quando me se dei conta, já havia acontecido
Eu que passei muito tempo colocando vírgulas na minha própria história. Aprendi que as palavras são minhas, e eu posso pontuá-las como quiser. Aprendi observando meus pais, que a minha essência é que me traz paz.

Com Amor,

                                       Luana.


*Esse texto é dedicado aos pais do mundo, que criam seus filhos com tudo o que tem na busca pelo melhor a cada dia. Aos tios, aos avós, aos vizinhos, aos primos,aos irmãos e aos amigos que são ou se viram pais por momento ou pela vida inteira. A mãe que eu quero me tornar um dia, e claro aos meus queridos pais que me mostram com sabedoria, que eu sempre serei filha.

Comentários